terça-feira, 21 de agosto de 2018

78- Questões Ecologia 1


QUESTOES – ECOLOGIA 1

1- Os impalas são antílopes que apresentam grandes chifres em espiral. No macho, esse chifre pode atingir até 92 centímetros de comprimento. Quando se sentem ameaçados, eles fogem dando saltos que podem atingir até 10 metros de distância. A altura dos saltos também é impressionante, podendo alcançar até 3 metros. Esses animais conseguem alertar os outros do rebanho que existe perigo por perto através da emissão de sons. Ao ouvir o alerta, todo o grupo sai em fuga.
Ao descrever essas características do impala, estamos falando sobre:
a) a cadeia alimentar do animal.
b) o habitat do animal.
c) o nicho ecológico do animal.
d) a teia alimentar do animal.
e) a biomassa do animal.

2- Segundo o projeto TAMAR, as tartarugas cabeçudas vivem em alto-mar quando filhotes e juvenis, já os adultos vivem em áreas de alimentação situadas em profundidades entre 25 e 50 m.
Marque a alternativa que indica corretamente o nome do conceito ecológico tratado na afirmação acima.
a) a cadeia alimentar.
b) o habitat.
c) o nicho ecológico.
d) a teia alimentar.
e) a biomassa.

3- O mico-leão-dourado e a onça-pintada são animais encontrados em um bioma muito ameaçado: a Mata Atlântica. O mico-leão-dourado é um animal onívoro que se alimenta de frutos e pequenos animais, enquanto a onça é um carnívoro feroz que apresenta dentes fortes capazes até mesmo de quebrar cascos de jabutis.
A respeito dos conceitos ecológicos tratados acima, marque a alternativa correta.
a) O mico-leão-dourado e a onça-pintada apresentam o mesmo nicho ecológico.
b) O mico-leão-dourado e a onça-pintada apresentam o mesmo nicho ecológico e o mesmo habitat.
c) O mico-leão-dourado e a onça-pintada apresentam o mesmo habitat e diferentes nichos ecológicos.
d) O mico-leão-dourado e a onça-pintada apresentam mesmo nicho ecológico e vivem em diferentes habitats.

e) O mico-leão-dourado e a onça-pintada não apresentam nem o mesmo nicho ecológico nem o mesmo habitat.


4- A baleia jubarte é uma espécie encontrada em todos os oceanos, portanto é considerada uma espécie cosmopolita. Sua alimentação é baseada basicamente na ingestão do kril, pequeninos crustáceos comuns em mares polares.
Sobre o krill e a baleia jubarte, marque a alternativa correta.
a) O krill e a baleia jubarte possuem o mesmo nicho ecológico.
b) O krill e a baleia jubarte podem possuir o mesmo habitat, mas nichos ecológicos diferentes.
c) O krill é um predador natural da baleia jubarte.
d) O krill e a baleia jubarte possuem uma relação de cooperação.
e) O krill e a baleia jubarte nunca compartilham o mesmo habitat.

5- O golfinho-rotador é uma espécie que habita águas oceânicas tropicais no Atlântico, Pacifico e Índico, sendo, portanto, considerado uma espécie cosmopolita.
A frase acima diz respeito:
a) ao nicho ecológico do golfinho-rotador.
b) às relações entre o golfinho-rotador e os seres encontrados na água oceânica.
c) ao habitat do golfinho-rotador.
d) às relações intraespecíficas do golfinho-rotador.
e) à sociedade dos golfinhos-rotadores.
6- Ao falarmos sobre a relação de um ser vivo com outros, sua forma de alimentação e sua reprodução, estamos descrevendo seu:
a) habitat
b) nicho ecológico
c) potencial biótico
d) nível trófico
e) bioma
7- A posição de uma espécie num ecossistema ao nível de desempenho funcional chama-se:
a)nicho ecológico.
b) habitat preferencial.
c) produtividade primária.
d) territorialidade social.

8- (ENEM) O menor tamanduá do mundo é solitário e tem hábitos noturnos, passa o dia repousando, geralmente em um emaranhado de cipós, com o corpo curvado de tal maneira que forma uma bola. Quando em atividade, se locomove vagarosamente e emite som semelhante a um assobio. A cada gestação, gera um único filhote. A cria é deixada em uma árvore à noite e é amamentada pela mãe até que tenha idade para procurar alimento. As fêmeas adultas têm territórios grandes e o território de um macho inclui o de várias fêmeas, o que significa que ele tem sempre diversas pretendentes à disposição para namorar!
(Ciência Hoje das Crianças, ano 19, n. 174, nov. 2006- Adaptado)
Essa descrição sobre o tamanduá diz respeito ao seu
a) habitat.
b) biótipo.
c) nível trófico.
d) nicho ecológico.
e) potencial biótico.

9- 9- (UFPE) Ao dizer onde uma espécie pode ser encontrada e o que faz no lugar onde vive, estamos informando respectivamente,

a)      Nicho ecológico e habitat.
b)      Habitat e nicho ecológico.
c)       Habitat e biótopo.
d)      Nicho ecológico e ecossistema.
e)      Habitat e ecossistema.



10- (Fuvest-SP) O cogumelo shitake é cultivado em troncos, onde suas hifas nutrem-se das moléculas orgânicas componentes da madeira. Uma pessoa, ao comer cogumelo shitake, está se comportando como:
a)      Produtor.
b)      Consumidor primário.
c)       Consumidor secundário.
d)      Consumidor terciário.
e)      Decompositor


11- Marque a alternativa INCORRETA:
a)      O conjunto de todos os organismos de um ecossistema com o mesmo tipo de nutrição constitui um nível trófico ou alimentar.
b)      O conjunto de florestas, campos, desertos e outros grandes ecossistemas forma a biosfera: conjunto de regiões do planeta em condições de sustentar a vida de forma permanente.
c)       Os ecossistemas são unidades funcionais onde os componentes bióticos e abióticos se interagem e estão inseparavelmente relacionados.
d)      Os seres heterótrofos são em sua maioria organismos que produzem o próprio alimento, dependendo dessa forma de outros seres vivos para manterem-se vivos.
e)      Populações que habitam a mesma área mantém entre si várias relações e formam um novo nível de organização chamado de comunidade, biocenose, biota ou comunidade biótica.


12- Observe o esquema abaixo que mostra os componentes de um ambiente onde vivem sapos e depois marque a alternativa que contém os números de componentes bióticos e abióticos, respectivamente.



a)      6 e 7.
b)      4 e 8.
c)       5 e 7.
d)      6 e 6.
e)      4 e 8


13- Marque a alternativa que contenha os organismos indispensáveis para manter um ecossistema:
a)      Carnívoros e herbívoros.
b)      Produtores e herbívoros.
c)       Produtores e decompositores.
d)      Produtores, herbívoros e decompositores.
e)      Produtores, carnívoros e decompositores.

14-O girino do sapo vive na água e, após metamorfose, passa a viver em terra firme; quando adulto, oculta-se, durante o dia, em lugares sombrios e úmidos para proteger-se dos predadores e evitar a dessecação. Ao entardecer, abandona seu refúgio à procura de alimento. Como o acasalamento se realiza na água, vive próximo a rios e lagoas. Essa descrição do modo de vida do sapo representa o seu:
a) hábitat.
b) ecossistema.
c) nicho ecológico.
d) ecótono.
e) bioma.

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