Como todo ser vivo, o ser humano interage com outras espécies e com o ambiente em que vive. Entretanto, algumas atividades humanas podem provocar alterações de diversas espécies.
Utilizando tecnologia, a espécie humana consegue ocupar ambientes diferentes em diversas regiões do planeta e assegurar a própria reprodução. O desenvolvimento da tecnologia também propiciou a exploração dos recursos naturais e o aumento populacional. Segundo o levantamento, o mundo superou neste ano a marca de 8 bilhões de pessoas. O Departamento do Censo dos EUA calcula que a população mundial tenha atingido a marca de 8 bilhões em 26 de setembro de 2023.
A imensa população terrestre e a sempre crescente extração de recursos naturais, para atender ao consumo cada vez mais voraz, representam enorme pressão sobre o planeta como um todo. As drásticas alterações provocadas na maior parte da superfície, bem como a geração de resíduos poluentes, estão comprometendo o funcionamento da biosfera em escala global. Sabe-se que os recursos planetários, que são finitos, não serão suficientes para manter o crescimento econômico que governos e companhias desejam. Por isso a necessidade de atitudes para diminuir os impactos ambientais.
RECURSOS NATURAIS
Os recursos naturais são todos os elementos extraídos da natureza e que têm como finalidade suprir as necessidades humanas.
Os recursos naturais podem ser:
Biológicos: vegetais, animais e florestas;
Hídricos: lagos, rios, mares, oceanos;
Minerais: minérios, rochas, areia, argila, carvão;
Energéticos: luz solar, vento, água.
Qual é a importância dos recursos naturais?
Os recursos naturais são essenciais para satisfazer as necessidades e os desejos do ser humano. De forma geral, a sua importância baseia-se no facto de: Possibilitarem a criação de inúmeros produtos e serviços que garantem a nossa sobrevivência e definem o nosso modo de vida atual.
Os principais recursos naturais do Brasil são:
Biológicos: algodão, lã, carne, couro, peixes, ovos, entre outros.
Energéticos: petróleo, urânio, gás natural, luz solar, entre outros.
Minerais: ferro, nióbio, manganês, cobre, bauxita, granito, entre outros.
Quais são os recursos naturais renováveis e não renováveis?
Alguns exemplos de recursos renováveis são: água, solo, matéria orgânica, biocombustíveis, e vento.
Os não renováveis são aqueles que não se renovam em um prazo curto comparado com o tempo de vida humano. Por exemplo: petróleo, carvão mineral, minérios, materiais radioativos e gás natural.