quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Texto 15- Impermeablização



A impermeabilização do solo ocorre quando a água deixa de penetrá-lo, ou seja, quando o solo se torna impermeável à água. Esse fenômeno ocorre tanto em áreas urbanas como em áreas rurais.

Nas áreas urbanas, as construções e a pavimentação de ruas e estradas impermeabiliza grande parte da área que poderia absorver as águas pluviais.

Nas áreas rurais, a impermeabilização ocorre pela compactação, que torna os solos menos porosos e mais impermeáveis. A compactação ocorre no solo nu exposto às intempéries e também é causada por maquinários agrícolas, pisoteio animal e passagem de veículos automotores. Esse processo dificulta ainda a troca de gases entre o solo e a atmosfera, diminuindo a sua fertilidade.

Impermeabilização do solo e as enchentes urbanas

Várias causas estão relacionadas às grandes enchentes urbanas: ocupação irracional do solo, chuvas intensas, lixo mal acondicionado e drenagem deficiente. Mas a impermebealizaçlão dos solos está na origem dos problemas.

A água da chuva que chega à superfície pode evaporar, escorrer ou infiltrar. No Brasil, como a maioria das ruas tem calçamento impermeável, como asfalto, concreto ou paralelepípedo, a única possibilidade é o escoamento da água da chuva sobre a superfície, e um grande volume de água corre sobre as ruas em um pequeno intervalo de tempo.

A água que escoa sobre a superfície carrega o lixo e outros objetos deixados nas ruas e calçadas, entupindo os bueiros e aumentando a quantidade de água que corre na superfície. Muitas vezes, o lixo é lançado nos córregos e rios que cortam as cidades, formando obstáculos aos cursos da água. Assim, a água se acumula nas regiões baixas das cidades, provocando enchentes.

As enchentes trazem graves conseqüências para as populações das regiões urbanas afetadas. Além de facilitarem a transmissão de doenças como leptospirose, diarréia e febre tifóide, destroem imóveis, veículos, utensílios domésticos, produtos armazenados, etc.

Existem práticas que ajudam a evitar a ocorrência de enchentes urbanas. Dentre elas, destacam-se o aumento das áreas verdes, sejam domésticas ou públicas, o acondicionamento adequado do lixo e a prevenção do assoreamento dos rios e córregos. Assoreamento é o processo em que se observa no leito dos rios acúmulo de detritos, lixo, entulho ou outros materiais. No fundo dos rios e lagoas, esse acúmulo interfere na topografia de seus leitos impedindo-os de portar todo o seu volume hidrico, provocando transbordamento em épocas de grande quantidade de chuvas.

Fonte: Ser Protagonista - Biologia 3

Primeiro Bimestre:

Nenhum comentário:

Postar um comentário