A agricultura intensiva utiliza fertilizantes industriais e biocidas (substâncias letais para alguns seres vivos) que, em grandes quantidades, são tóxicos. Essas substâncias penetram no solo e podem atingir os aqüíferos, contaminando-os por centenas de anos.
Entre os principais poluentes dos solos estão os metais pesados, como o mercúrio, o cádmio, o níquel e o chumbo. Esses poluentes também se acumulam na camada superior do solo, sendo então facilmente captados pelas raízes das plantas. A partir daí entram na cadeia trófica dos ecossistemas, podendo causar intoxicação ou envenenamento em seres humanos e outros animais. Até mesmo os adubos domésticos podem conter resíduos de metais pesados, poluindo e envenenando hortas urbanas.
A chuva ácida se forma quando a água da chuva, ao precipitar-se, reage com contaminantes atmosféricos, formando ácidos. Esse fenômeno provoca a acidificação do solo e modifica a composição da comunidade vegetal, que perde um grande número de espécies, com alteração de todo o ecossistema.
Outra causa da contaminação dos solos é o acúmulo de resíduos urbanos e industriais depositados indevidamente em lixões ou em aterros sanitários mal controlados. Os resíduos produzem substâncias que contaminam também os rios e as águas subterrâneas.
Fonte: Ser Protagonista - Biologia 3
Primeiro Bimestre:
Nenhum comentário:
Postar um comentário