sábado, 30 de janeiro de 2016

Texto 30- Relações Desarmônicas


Nem sempre as relações são harmônicas. Chamamos de relações desarmônicas todas as formas de relacionamento entre os seres vivos em que um deles leva vantagem em detrimento do outro, que sofre danos. Elas também podem ser Intra-específicas e Interespecíficas.

As relações desarmônicas interespecíficas são a competição interespecífica .

As relações desarmônicas intraespecíficas são o canibalismo, predatismo, competição intraespecífica.

Relações Desarmônicas Interespecíficas

Predatismo
relação ecológica em que os animais de uma espécie (predadora) comem animais de outra espécie (presa). Ex.: animais carnívoros são predadores de herbívoros.



Parasitismo
relação ecológica na qual uma das espécies (parasita) vive à custa de outra (hospedeiro), que sofre prejuízo com a associação. Há espécies ectoparasitas (vivem externamente ao corpo do hospedeiro) e endoparasitas (vivem dentro do corpo do hospedeiro). Exemplo de ectoparasitas: piolhos. Exemplo de endoparasitas: vermes que parasitam o homem ou outras espécies.




Competição interespecífica
Relação ecológica em que há disputa por um ou mais recursos do meio(alimentos, água, espaço, etc.). É uma relação entre seres de espécies diferentes. Exemplo: cavalo e boi - vivem em um campo alimentando-se de capim; rivalizam-se por recursos alimentares.


Relações Desarmônicas Intraespecíficas

Competição intraespecífica
relação ecológica em que há disputa por um ou mais recursos do meio (alimento, água, espaço, etc.). É uma relação entre seres de mesma espécie. Exemplos: pássaros que usam o mesmo de local para fazer seus ninhos são rivais pelo mesmo aspecto reprodutivo.

Canibalismo
Canibalismo: forma de relação variante do predatismo, com a peculiaridade de ser intraespecífica, uma vez que o indivíduo mata e devora outro da sua própria espécie. Ex.: escorpiões, aranhas, etc. Na espécie humana, quando ocorre, denomina-se antropofagia.



Nenhum comentário:

Postar um comentário