segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Texto 31- Questões 1 a 28


1- Bioma é a denominação dada a cada uma das grandes comunidades clímax da Terra, ou seja, aos grandes grupamentos faunísticos e florísticos do globo, nos quais sobressaem as espécies dominantes. Os ecossistemas terrestres são caracterizados principalmente pelo tipo de vegetação neles existentes. Esta vegetação determina a estrutura básica do ambiente e da comunidade que nele vive.

1-A matéria orgânica circula continuamente entre os seres vivos e o meio abiótico. A matéria do meio abiótico retorna ao corpo dos seres vivos por meio da

A) decomposição.

B) fermentação.

C) fotossíntese.

D) reprodução.

E) respiração.

2-O texto abaixo trata de uma relação ecológica.

As fêmeas dos cucos depositam seus ovos apenas nos ninhos de outras espécies de aves obrigatoriamente, pois elas não constroem os seus. Um ovo de cuco geralmente mimetiza o formato e o colorido dos ovos do hospedeiro. O anfitrião pode reconhecer o ovo e assim abandonar o ninho, ou pode, sem saber, incubar e chocar o ovo de cuco. Logo após a eclosão, o ninhego (assim é chamada a ave recém-eclodida) do cuco empurra instintivamente sobre a borda do ninho qualquer objeto sólido com o qual entra em contato, ou seja, outros ovos ou, eventualmente, os verdadeiros ninhegos do hospedeiro já nascidos, ejetando-os daquele lar aconchegante. Com o desaparecimento de seus ovos ou filhotes, os pais adotivos dedicam toda a sua atenção para o jovem cuco.

Essa relação ecológica é o

A) comensalismo.

B) inquilinismo.

C) mutualismo.

D) parasitismo.

E) predatismo.

3- Para a realização de suas atividades vitais, os organismos necessitam de energia.

Essa energia decorre

A) da reação de quebra de compostos orgânicos, como os carboidratos, produzidos pelos animais.

B) da transformação da energia luminosa do Sol em química, realizada pelos seres autótrofos.

C) da transformação da energia térmica da Terra em química, realizada pelos seres decompositores.

D) do processo de respiração celular por meio da reação de quebra da molécula de oxigênio.

E) do fluxo energético que passa dos últimos níveis tróficos para os primeiros da cadeia alimentar.

4-O Brasil, devido ao seu extenso território, apresenta diferentes biomas. As imagens abaixo representam três desses biomas.



Os biomas representados em I, II e III são, respectivamente,

A) Caatinga, Mata Atlântica e Pantanal.

B) Floresta Amazônica, Pantanal e Cerrado.

C) Mata Atlântica, Floresta Amazônica e Cerrado.

D) Mata das Araucárias, Manguezal e Caatinga.

E) Pampa, Pantanal e Mata das Araucárias.


5-A imagem abaixo mostra uma pirâmide ecológica de números.

A cadeia alimentar representada por essa pirâmide é

A) capim → coelho → piolho.

B) cenoura → coelho → raposa.

C) couve → lagarta → besouro.

D) milho → porco → homem.

E) soja → grilo → pássaro.


6-O esquema abaixo representa uma teia alimentar.

Nessa teia alimentar, os organismos que assumem os papéis de consumidor secundário e terciário ao

mesmo tempo são o

A) crustáceo e o peixe 2.

B) peixe 1 e o tubarão.

C) peixe 2 e a baleia.

D) polvo e a baleia.

E) tubarão e o polvo.



7-Observe a cadeia alimentar abaixo.

Nessa cadeia, o organismo que assimila a maior quantidade de energia durante o seu fl uxo no ecossistema é

A) I.

B) II.

C) III.

D) IV.

E) V.



8-Observe a cadeia alimentar representada abaixo.



Nessa cadeia, o organismo de hábito alimentar herbívoro é

A) a cobra.

B) a planta.

C) o cogumelo.

D) o gavião.

E) o rato.



9-Microecossistemas são ecossistemas que ocupam dimensões reduzidas, como a poça de água que se

forma em uma bromélia, por exemplo.

Nesses pequenos ecossistemas, um fator biótico

A) é a água.

B) é a luz.

C) é a temperatura.

D) são os micro-organismos.

E) são os sais minerais.


10-O golfinho-rotador é uma espécie que habita águas oceânicas tropicais no Atlântico, Pacifico e Índico, sendo, portanto, considerado uma espécie cosmopolita.

A frase acima diz respeito:

a)ao nicho ecológico do golfinho-rotador.

b)às relações entre o golfinho-rotador e os seres encontrados na água oceânica.

c)ao habitat do golfinho-rotador.

d)às relações intraespecíficas do golfinho-rotador.

e)à sociedade dos golfinhos-rotadores.


11-Ao falarmos sobre a relação de um ser vivo com outros, sua forma de alimentação e sua reprodução, estamos descrevendo seu:

a)habitat

b)nicho ecológico

c)potencial biótico

d)nível trófico

e)bioma



12-(UA-AM) A posição de uma espécie num ecossistema ao nível de desempenho funcional chama-se:

a)nicho ecológico.

b)habitat preferencial.

c)produtividade primária.

d)territorialidade social.



13-(ENEM) O menor tamanduá do mundo é solitário e tem hábitos noturnos, passa o dia repousando, geralmente em um emaranhado de cipós, com o corpo curvado de tal maneira que forma uma bola. Quando em atividade, se locomove vagarosamente e emite som semelhante a um assobio. A cada gestação, gera um único filhote. A cria é deixada em uma árvore à noite e é amamentada pela mãe até que tenha idade para procurar alimento. As fêmeas adultas têm territórios grandes e o território de um macho inclui o de várias fêmeas, o que significa que ele tem sempre diversas pretendentes à disposição para namorar!

(Ciência Hoje das Crianças, ano 19, n. 174, nov. 2006- Adaptado)

Essa descrição sobre o tamanduá diz respeito ao seu

a) habitat.

b) biótipo.

c) nível trófico.

d) nicho ecológico.

e) potencial biótico.





14-Os impalas são antílopes que apresentam grandes chifres em espiral. No macho, esse chifre pode atingir até 92 centímetros de comprimento. Quando se sentem ameaçados, eles fogem dando saltos que podem atingir até 10 metros de distância. A altura dos saltos também é impressionante, podendo alcançar até 3 metros. Esses animais conseguem alertar os outros do rebanho que existe perigo por perto através da emissão de sons. Ao ouvir o alerta, todo o grupo sai em fuga.

Ao descrever essas características do impala, estamos falando sobre:

a) a cadeia alimentar do animal.

b) o habitat do animal.

c) o nicho ecológico do animal.

d) a teia alimentar do animal.

e) a biomassa do animal.



15-Segundo o projeto TAMAR, as tartarugas cabeçudas vivem em alto-mar quando filhotes e juvenis, já os adultos vivem em áreas de alimentação situadas em profundidades entre 25 e 50 m.

Marque a alternativa que indica corretamente o nome do conceito ecológico tratado na afirmação acima.

a) a cadeia alimentar.

b) o habitat.

c) o nicho ecológico.

d) a teia alimentar.

e) a biomassa.



16-O mico-leão-dourado e a onça-pintada são animais encontrados em um bioma muito ameaçado: a Mata Atlântica. O mico-leão-dourado é um animal onívoro que se alimenta de frutos e pequenos animais, enquanto a onça é um carnívoro feroz que apresenta dentes fortes capazes até mesmo de quebrar cascos de jabutis.

A respeito dos conceitos ecológicos tratados acima, marque a alternativa correta.

a) O mico-leão-dourado e a onça-pintada apresentam o mesmo nicho ecológico.

b) O mico-leão-dourado e a onça-pintada apresentam o mesmo nicho ecológico e o mesmo habitat.

c) O mico-leão-dourado e a onça-pintada apresentam o mesmo habitat e diferentes nichos ecológicos.

d) O mico-leão-dourado e a onça-pintada apresentam mesmo nicho ecológico e vivem em diferentes habitats.

e) O mico-leão-dourado e a onça-pintada não apresentam nem o mesmo nicho ecológico nem o mesmo habitat.



17 (UFC-CE) Uma espécie de anfíbio apresenta fase larval aquática e onívora e fase adulta terrestre e carnívora. Nessa frase, encontramos os conceitos de:

a) teia alimentar e habitat.

b) biocenose e pirâmide de energia.

c) teia alimentar e nicho ecológico.

d) ecossistema e biocenose.

e) habitat e nicho ecológico



18-(Enem-2013) No Brasil, cerca de 80% da energia elétrica advém de hidrelétricas, cuja construção implica o represamento de rios. A formação de um reservatório para esse fim, por sua vez, pode modificar a ictiofauna local. Um exemplo é o represamento do Rio Paraná, onde se observou o desaparecimento de peixes cascudos quase que simultaneamente ao aumento do número de peixes de espécies exóticas introduzidas, como o mapará e a corvina, as três espécies com nichos ecológicos semelhantes.

PETESSE, M. L.: PETRERE JR., M. Ciência Hoje. São Paulo, n. 293, v. 49. jun, 2012 (adaptado).

Nessa modificação da ictiofauna, o desaparecimento de cascudos é explicado pelo(a)

a) redução do fluxo gênico da espécie nativa.

b) diminuição da competição intraespecífica.

c) aumento da competição interespecífica.

d) isolamento geográfico dos peixes.

e) extinção de nichos ecológicos.



19- (UFPE) Os seres vivos não são entidades isoladas. Eles interagem em seu ambiente com outros seres vivos e com componentes físicos e químicos. São afetados pelas condições desse ambiente. Com relação ao ecossistema marinho, assinale a alternativa correta:

a) O Zooplâncton e o Fitoplâncton representam os organismos produtores (autotróficos) nas cadeias alimentares marinhas.

b) Os consumidores secundários e terciários, nos mares, são representados principalmente por peixes.

c) No ambiente marinho, não existem decompositores.

d) As diatomáceas são os principais representantes do Zooplâncton.

e) Todos os seres do Zooplâncton marinho são macroscópicos.



20- (PUC-RJ) Quando nos referimos ao ecossistema de um lago, dois conceitos são muito importantes: o ciclo dos nutrientes e o fluxo de energia. A energia necessária aos processos vitais de todos os elementos desde lago é reintroduzida neste ecossistema:

a) Pela respiração dos produtores.

b) Pela captura direta por parte dos consumidores.

c) Pelo processo fotossintético.

d) Pelo armazenamento da energia nas cadeias tróficas.

e) Pela predação de níveis tróficos inferiores.



21-(UFC-CE) Leia com atenção o texto a seguir.

“Todo ano o ciclo da vida se repete no Pantanal Matogrossense. Durante a estação das chuvas, os rios transbordam e alagam os campos onde se formam banhados, lagoas e corixos temporários. O gado é levado em comitivas para as partes altas. Aproveitando a inundação, os peixes saem dos rios e espalham-se por toda a área inundada. Quando as chuvas param e os rios voltam a seus leitos, milhões de peixes ficam aprisionados nas lagoas. É um banquete para aves, jacarés e ariranhas. Os pastos, renovados pela matéria orgânica trazida pela água, crescem verdes atraindo cervos, capivaras e outros animais que convivem com o gado, os quais, por sua vez, atraem onças e jaguatiricas.”

(Revista VEJA, 02 de junho de 1999)

Com base no texto anterior, assinale a alternativa que representa uma cadeia alimentar, começando pelos produtores e terminando com os consumidores secundários:

a) Rios, ariranhas e peixes.

b) Pastos, capivaras e onças.

c) Campos, gado e capivaras.

d) Pastos, jacarés e aves.

e) Campos, jaguatiricas e cervos.



22- Leia as afirmativas abaixo relativas às cadeias alimentares:

I. As cadeias alimentares podem ocorrer isoladamente em um ecossistema.

II. Podemos definir cadeias alimentares como sendo uma sequência de organismos que dependem uns dos outros para se alimentarem.

III. Em alguns casos, encontramos organismos produtores no primeiro trófico de uma cadeia alimentar.

IV. Os decompositores são fungos e bactérias que também participam da cadeia alimentar e são eles os responsáveis por devolverem à natureza os nutrientes que retiram da matéria orgânica.

Estão corretas as afirmativas:

a) I e II

b) III e IV

c) Somente IV

d) II e IV

e) I e III



23- Animais carnívoros que se alimentam somente de roedores são classificadas como:

a) Consumidores primários

b) Consumidores secundários

c) Consumidores terciários

d) Decompositores



24-Assinale a alternativa que contém as palavras que completam a seguinte frase:

Em uma cadeia alimentar, os __________se alimentam dos _________, pois eles são seres _______ capazes de produzirem o próprio alimento e sempre ocupam o ________ nível trófico de qualquer cadeia alimentar.

a) Consumidores primários, produtores, autótrofos, primeiro.

b) Consumidores secundários, Consumidores primários, heterótrofos, primeiro.

c) Consumidores primários, decompositores, autótrofos, segundo.

d) Consumidores terciários, saprófagos, heterótrofos, último.



25(UDESC 2008) A teia alimentar mostrada abaixo apresenta as relações entre os diversos tipos de organismos. Sobre isso, é incorreto afirmar:





A) Existe apenas um representante dos organismos produtores

B) Apenas dois organismos representados na teia podem ser considerados como consumidor secundário e terciário ao mesmo tempo.

C) Fungos e bactérias representam os decompositores.

D) Na teia, os consumidores primários estão representados por dois organismos.

E) Existe apenas um consumidor estritamente secundário.



26-Analise este gráfico, em que estão representados dados obtidos em um estudo sobre a cadeia alimentar presente em determinada área:



Considerando-se essas informações, é CORRETO afirmar que as curvas I, II e III representam, respectivamente, populações de:

A) capim, gafanhotos e sapos.

B) capim, sapos e gafanhotos.

C) sapos, capim e gafanhotos.

D) sapos, gafanhotos e capim.



27(VUNESP 2009) Considere o esquema que mostra diversos níveis tróficos ligados entre si formando uma teia alimentar na qual ocorre transferência de matéria e energia entre os organismos representados.







Ao destacar uma cadeia alimentar com cinco níveis tróficos, dentre as várias relações, pode-se considerar que, nessa cadeia,

A) a quantidade de energia disponível no nível trófico do gafanhoto é maior que no nível trófico do musaranho.

B) a quantidade de energia disponível nos níveis tróficos dos camundongos e ratos é equivalente.

C) a quantidade de energia ao longo dessa cadeia sofre pequena variação devido à participação de organismos provenientes de diferentes ecossistemas.

D) a maior quantidade de energia disponível ocorre no nível trófico dos moluscos marinhos em relação ao nível trófico das aves costeiras.

E) a quantidade de energia pode aumentar ou diminuir, pois um mesmo animal pode participar de várias cadeias alimentares simultaneamente como o tico tico. 


28-Algumas populações de humanos têm sua dieta baseada em carne de peixe. Para as populações que vivem à beira de rios poluídos por mercúrio, por exemplo, é mais prejudicial comer peixes carnívoros do que peixes herbívoros porque:

A) os peixes carnívoros se alimentam de qualquer tipo de organismo, aumentando a chance de contaminação por substâncias tóxicas além do mercúrio.

B) os peixes herbívoros não ficam expostos ao mercúrio por muito tempo, diminuindo as chances de contaminar os humanos.

C) os peixes carnívoros ficam expostos também ao mercúrio presente no ar.

D) os peixes carnívoros acumulam o mercúrio em seu organismo quando se alimentam de outros organismos, inclusive os peixes herbívoros.

E) os peixes herbívoros não acumulam mercúrio em seus tecidos.


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