sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Texto 41- Cromatina - Cromossomos

Quando a célula não está se dividindo, o material genético presente no núcleo é chamado CROMATINA. 
A cromatina   é formada  por um conjunto de filamentos  constituídos de uma molécula de DNA enrolada em proteínas chamadas de histonas. 


Quando observamos células em processo de divisão, no lugar da cromatina aparecem corpúsculos compactos em forma de bastonete, facilmente visíveis ao microscópio óptico.  Essas estruturas são chamadas de cromossomos. 

Então podemos compreender que esses corpúsculos, esses cromossomos,  são formados por filamentos da cromatina dobrados várias vezes sobre si mesmos por causa de um intenso enrolamento do DNA e do agrupamento de histonas. Essa forma compacta facilita o movimento do material genético durante a divisão celular.





E aí, vemos o seguinte: antes de uma célula se dividir, cada cromossomo se duplica e aparece como dois filamentos compactos, chamados de CROMÁTIDES, que permanecem ligados por uma região do cromossomo, que chamamos de CENTRÔMERO . 



É fácil contar os cromossomos de uma célula e perceber que eles possuem formas e tamanhos diferentes. Cada espécie de ser vivo tem sua coleção particular de cromossomos, chamada de CARIÓTIPO, que pode ser identificada pelo número, pela forma e pelo tamanho característico. 






Observe a montagem do cariótipo humano. 


Os cromossomos são organizados de acordo com a posição do centrômero e numerados por ordem de tamanho, de 1 ( o maior) a 22 ( o menor). Esses cromossomos são chamados de AUTOSSOMOS. Os cromossomos sexuais (X e Y) não são numerados e aparecem separados dos outros. 
Na espécie humana há 44 cromossomos autossomos e dois cromossomos sexuais.  Esta informação pode ser escrita assim:
Mulher = 46, XX
Homem = 46, XY

Outra característica é que, à exceção dos cromossomos sexuais masculinos, os cromossomos aparecem aos pares; os cromossomos de cada par são o que se chama de HOMÓLOGOS. Esse fato é conseqüência de a maioria dos organismos se desenvolverem de uma célula-ovo, formada pela união de um espermatozóide com um óvulo.

Na espécie humana cada gameta possui 23 cromossomos. Por isso a célula-ovo possui 46 cromossomos; em cada par de homólogos, um foi herdado da mãe e o outro do pai. 


Por meio de divisões celulares, a célula-ovo origina a maioria das células que formam o corpo dos seres vivos, as chamadas CÉLULAS SOMÁTICAS. 

Cada célula tem 23 pares de cromossomos homólogos. As células reprodutoras (espermatozóide e óvulo) possuem apenas um cromossomo de cada tipo (não há pares de homólogos). 
Chamando de n o número de tipos diferentes de cromossomos de uma célula, podemos dizer que as células somáticas são DIPLÓIDES (2n) e as reprodutoras são HAPLÓIDES (n). 
O conjunto haplóide de cromossomos ou o total dos genes (DNA) contidos em um conjunto haplóide de cromossomos é chamado de GENOMA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário