sábado, 13 de fevereiro de 2016

Texto 42- Replicação do DNA

Quando a célula vai se dividir, ela replica seu cromossomo, isto quer dizer que ela replica seu DNA para que as células formadas possuem a mesma informação genética (ou seja, o mesmo códico genético da célula de origem). A replicação do DNA ocorre da seguinte maneira:

- as duas fileiras de nucleotídeos se afastam (enzimas e proteínas específicas desenrolam as duas hélices e quebram as pontes de hidrogênio);
- Nucleotídeos que estão “Livres” no núcleo,  unem-se aos nucleotídeos expostos após o afastamento das fileiras obedecendo a seguinte correspondência:
-Onde estiver aparecendo a base nitrogenada Adenina liga-se um nucleotídeo com a base nitrogenada Timina e vice-versa.

- Onde estiver aparecendo a base nitrogenada Citosina liga-se um nucleotídeo com base nitrogenada Guanina e vice-versa.

Observem que com estas ligações obtêm-se DUAS moléculas de DNA a partir de uma inicial. Vejam também que a sequência de bases da fileira antiga determina a sequencia do filamento que está sendo formado e este fica igual ao outro que ocupava aquela posição. Assim, as duas moléculas resultantes serão exatamente iguais à original. 
Como cada molécula filha é formada por um filamento antigo  e um filamento novo, recém fabricado, a duplicação do DNA é chamada SEMICONSERVATIVA. 

Todo esse processo de duplicação do DNA desencadeia a duplicação dos cromossomos e a divisão celular. Cada nova célula formada fica com uma cópia do que havia na célula de origem o que garante a trasferência das informações de célula a célula.

Extraindo DNA de células:

Extração de DNA da banana:




Extração de DNA do morango:




Extração DNA humano:



Extração DNA da cebola:




Maquete da molécula de DNA: Acesse aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário